Não deu para esperar, logo no dia 15 de Agosto fui ao cinema ver o ultimo filme da saga Alien, "Alien Romulus", e vou tentar (sem spoilers) deixar aqui a minha opinião de fã!
Devo avisar que fui ao cinema com expectativas muito elevadas. Sete anos depois do ultimo filme "Alien Covenant", estava a ressacar um filme destes, ainda por cima carregado com o hype da compra da Fox pela Disney, da realização por Fede Alvarez, por ser entre o filme "Alien" e "Aliens", e por contar com inspiração no jogo "Alien Isolation", eu estava à espera que "Romulus" fosse o que "Rogue One" foi para a saga Star Wars! Mas não foi o que aconteceu.
Claro que recomendo na mesma o filme para os fãs da saga, e para os fãs do género de ficção-cientifica, não vão dar como mal gasto o preço do bilhete, mas sinceramente esperava mais, esperava sair deslumbrado do cinema, esperava magia!
Sem queres largar "spoilers", posso apontar algumas curiosidades que adorei, e outras que nem tanto, no novo filme:
- O inicio do enredo coloca "Romulus" como continuação do filme de 1979 "Alien" já que os eventos estão directamente relacionados com o final de "Alien". Assim, em vez de utilizarmos o epíteto "Alien V", eu utilizaria o nome "Alien 1.5".
- Esteticamente o filme é lindo, e ao ver a sequência inicial, o grafismo nos monitores dos computadores, vem ao de cima a nostalgia do filme original, e um nome reconhecido, MU-TH-UR, a IA que geria a nave Nostromo, e que também aparece agora com a actualização MU-TH-UR 9000.
- O mundo Weyand-Yutani como nunca o vimos! Em 2025 vamos receber a nova série "Alien Earth" e descobrir ainda mais! Já desconfiávamos que a empresa não era "friendly" com a sua força laboral, mas vamos conhecer melhor uma das "shake n bake" colónias da WeyYu! E até conseguimos visualizar uma estrutura bem conhecida dos fãs da saga! Viram todos?
- Durante o filme vamos reconhecer uma famosa marca de sapatilhas! Se isto não é "product placement" do melhor em todo o Universo, eu não sei o que é!
- Desde 1979 que os andróides fazem parte do universo "Alien", desde Ash, Bishop, Call, David ou Walter. No jogo "Alien Isolation" são até parte integrante do sucesso do mesmo! Agora vamos ter mais dois em "Romulus", e um deles vai parecer (infelizmente) relativamente familiar!
- Referências ao mal-amado "Prometheus" durante o filme, desde o ADN dos Engenheiros, ao sonho do fundador Peter Weyland.
- Algumas frases retiradas de filmes anteriores e colocadas no novo "Romulus". Todos os fãs as vão reconhecer, mas mesmo assim talvez tenham exagerado um pouco!
- A utilização da voz do actor Dave Benjamin Mitchell numa das personagens do filme, que já tinha sido utilizado num jogo (não vale pesquisar no IMDB)!
- A mais que justa vénia ao já referido jogo Alien Isolation, desde a utilização de cenários, dos efeitos sonoros dos computadores e avisos, dos shuttle entre zonas de Sevastopol, das estações de SOS (usadas para gravar o jogo) e às armas utilizadas no filme recicladas do jogo.
- Referências aos "colonial marines" do filme "Aliens", as suas armas, a reutilização do som dos "pulse rifles", e pequenos pormenores que fazem lembrar o grande filme de 1986, desde a explicação de Hicks como funciona o M41A Pulse Rifle, ou a sequência dos Sentry Guns a ficarem sem munições! São fáceis de identificar no filme!
Resumindo, um grande filme de ficção-cientifica, que recomendo todos a verem, mas que não atinge todo o seu potencial, como fez "Rogue One" por exemplo no universo "Star Wars". Não consigo dar mais que uma nota de 7 em 10, e passo a explicar o porquê: não gostei da parte final do filme, termina sem qualquer relação ao filme seguinte, não aproveitou o que de melhor a saga tem (o medo, o suspense, o terror claustrofóbico no espaço) e optou por juntar vários temas dos filmes anteriores, e fazer um filme de terror que por coincidência utiliza aliens, o que não era o desejado. Eu como fã queria um novo filme Alien, dentro do género dos três primeiros, e por isso não posso dar uma nota melhor.
Vou precisar de rever o filme mais algumas vezes, e depois mais a frio tento fazer uma análise melhor, já com os "spoilers" e talvez mais benovolente!