Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversa em tranches

Pequenas tranches de conversa, sobretudo sobre cinema, TV, desporto, futebol, gaming e sci-fi! É um blog completamente despretencioso, que apenas precisa de tempo para mais uma tranche!! Espero que gostem!!

Conversa em tranches

Pequenas tranches de conversa, sobretudo sobre cinema, TV, desporto, futebol, gaming e sci-fi! É um blog completamente despretencioso, que apenas precisa de tempo para mais uma tranche!! Espero que gostem!!

Cinema em tranches " A saga Predador"

04.03.18 | José Anjos

 Terminada a revisão dos 3 filmes que existem com a marca "Predator" (sem contar com os filmes AVP analisados no post anterior), vamos então analisar como envelheceu este personagem tão carismático da 20th Century Fox!!

 collage_photocat.jpg

 

 Tudo começou em 1987...o aclamado realizador de "Die Hard" ou "Hunt for de Red October", dois dos meus filmes de culto, dirigiu sem grandes expectativas o filme que apresentou o bicho "Predator"...com as estrelas Arnold Schwarzeneger (no pós Terminator e Comado") e Carl Weathers (depois dos filmes Rocky), poderia ter descambado para uma sessão de troca de tiros e mortes a rodo...mas não, acabou por ser um filme de culto, mas com as inevitáveis marcas do tempo.

 

O enredo coloca a personagem de Arnold, um veterano de guerra especialista em missões de salvamento, na selva da América Central a tentar resgatar embaixadores de uma guerrilha rebelde após uma queda de um helicóptero. No meio da trama política, e com uma possível conspiração russa no horizonte (guerra fria), aparece um elemento estranho na selva, que começa a acumular baixas em ambas as partes.

 

Globalmente, o filme está superiormente realizado...desde o som em todo o filme, criando o ambiente de suspense, a fotografia e as cores da selva tropical, e a relação entre os elementos que compõem a equipa de resgate, conseguimos "interiorizar" o filme. Talvez um enredo mais pesado, com mais intervenientes e mais reviravoltas no desfecho, ainda tornaria este filme melhor. Ressalvo também o "politicamente incorrecto" que abundava na década de 80, face aos filmes de agora...piadas racistas, comentários xenófobos e homofóbicos, com muito palavrão e tabaco à mistura...nestes pequenos pormenores, conseguimos "datar" o filme, que já cumpriu mais de 31 anos!!!

 

Resumindo, um grande filme de acção e de ficção cientifica, que apanha o melhor desses dois mundos, embora não explique donde apareceu o "predator" e se existiam mais...mas para isso vamos ter mais filmes! Fiquem com o trailer, e quem já o viu, que aproveite para o rever!!

 

 

Passados três anos, em 1990, estreia o filme "Predator 2"...com um novo cenário, passámos da selva tropical para a "selva" urbana de Los Angeles, onde um clima de guerra entre clãs atraiu um novo predador, em busca de mais troféus para a sua colecção. Aqui descobrimos que a raça dos predadores já é conhecida desde 1987, e que existe uma equipa especial do Governo (liderada pelo fantástico Gary Busey de "Point Break") para caçar o espécime. O nosso protagonista passa a ser Danny Glover, na pele de um detective com gatilho rápido, bem apoiado pelo falecido Bil Paxton (o Hudson de "Aliens"). O filme foi realizado por Stephen Hopkins, um realizador ainda pouco conhecido.

 

Existiu alguma perda de qualidade desde 1987, o nosso predador já não é novidade para os espectadores, Danny Glover não tem o carisma para este tipo de filmes como Arnold S., e a questão do ambiente criado em volta do filme já não foi tão magistralmente conseguida como no filme original. Mesmo assim, é um bom filme de acção, com um pouco mais de "gore" e nudez que o anterior, e com um final muito bem conseguido, onde finalmente conseguimos compreender um pouco como os predadores chegavam ao nosso planeta,porque eram atraídos para cá (pelo calor e pelo conflito) e a sua função de caçadores. Para mais informações, podem ler este artigo. Fica aqui o trailer:

 

 

 

Finalmente chegámos a 2010, 20 anos depois do ultimo filme..."Predators" foi produzido por Robert Rodriguez, e realizado por Nimrod Antal, um jovem realizador sobre o qual não tenho opinião formada, mas que acabou por fazer um bom trabalho. Mais uma vez é mudado o cenário...da selva tropical, para a selva urbana, agora os nossos heróis são transportados (e seleccionados) para uma selva alienígena, num planeta desconhecido, para fazerem parta de uma espécie de "safari", e pela 1.ª vez, com predadores concorrentes. Tal como no filme original, existe uma equipa, mas ao contrário da anterior, esta foi formada de forma ocasional, e sem espirito de grupo.Todos eles são escolhidos com um propósito, porque possuem características únicas, para tornar a caçada mais interessante. Mas nem todos vão parecer o que são.

 

O elenco é muito bem constituído, desde o protagonista principal Adrien Brody, Topher Grace, Danny Trejo e o fantástico Laurence Fishburne. Estes nomes ajudam a subir o ranking deste filme, já que o enredo é simplista, basicamente é uma história de sobrevivência, que dá primazia aos elementos no exterior, com poucos momentos de terror claustrofóbico, mas com muito suspense invisível. Termina de uma forma quase aberta, ao contrário dos restantes filmes, não sabemos como terminou para os sobreviventes, o que poderá indicar uma continuação. 

 

Resumindo, um bom filme, que vale a pena rever, mais recente, com bons efeitos especiais, mas na minha opinião, o mais fraco e com menos "ADN" da trilogia. Fica aqui o trailer:

 

 

 

 

Está previsto um novo filme sobre a saga "Predator" para Agosto de 2018, na teoria será um remake do filme original, passado na selva tropical, e com apenas um predador...por coincidência, será realizado por Shane Black, que entrou no filme de 1979, e foi o 1.º elemento a ser apanhado pelo aliegena.

 

Podem confirmar nesta fotografia do elenco, é o 1º a contar da esquerda, e entre outros, já realizou o "Iron Man 3".

 

MV5BZmZiZDY0ODAtZGMxYi00ZDQzLTk4MTktYjBjN2E1OTQ5Mm

 

Este será o elenco principal do novo filme, com o realizador presente, ao lado da criança.

 

MV5BMTcxOTg2MDExNl5BMl5BanBnXkFtZTgwMzA0MjI1MTI@._