Livros em tranches "O criado secreto" de Daniel Silva
Mais uma obra de Daniel Silva terminada, desta vez foi o "O criado secreto" de 2007! Opiniões?
Editado em Portugal no ano seguinte (2008) com o titulo original "The Secret Servant", mais uma vez vez somos transportados para os meandros do terrorismo e contra-terrorismo no pós 11 de Setembro, com as fricções entre os países ocidentais e os estados islâmicos, e todo o clima de medo que era sentido no mundo inteiro.
Desta vez a equipa do super-agente Gabriel Allon das forças de espionagem israelita vai lutar contra o crescimento dos movimentos extremistas islâmicos na velha Europa, especialmente nos Países Baixos e no Reino Unido. Embora o autor de forma deliberada tome posição sobre quem são "os bons e os maus da fita" nestas obras de ficção mas com muita realidade à mistura, é sempre interessante questionar até onde os "bons" podem ir para não se transformarem nos "maus". Se em 2007 já era difícil separar os que criam o terror dos que espalham o terror, em 2024 com o conflito Israel-Hamas ao rubro, ainda se torna mais complicado separar os justos dos pecadores.
O enredo foca mais uma faceta do terrorismo actual, os raptos de ocidentais e as suas execuções sumárias por extremistas islâmicos, os ataques bombistas, a procura da Jihad, o influência da Al-Qaeda, o regime totalitário de Said Mubarak no Egipto e as suas consequências na difusão e crescimento do extremismo.
Livro do luso-americano Daniel Sousa, mais uma vez muito fácil de ler, muito rápido, em modo quase cinematográfico e com muito potencial para a Sétima Arte. Com 23 livros já editados sobre Gabriel Allon, acho estranho ainda nenhum estúdio ter tentado adaptar para o cinema ou televisão. Tem muito potencial! Deixo aqui a dica!
Terminado o sétimo livro, já comecei o oitavo da saga, desta vez a obra de 2008 " As regras de Moscovo". No final como sempre venho cá deixar as minhas considerações sobre mais umas tranches de leitura!