Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversa em tranches

Pequenas tranches de conversa, sobretudo sobre cinema, TV, desporto, futebol, gaming e sci-fi! É um blog completamente despretencioso, que apenas precisa de tempo para mais uma tranche!! Espero que gostem!!

Conversa em tranches

Pequenas tranches de conversa, sobretudo sobre cinema, TV, desporto, futebol, gaming e sci-fi! É um blog completamente despretencioso, que apenas precisa de tempo para mais uma tranche!! Espero que gostem!!

Odisseia Universo Marvel "Cloak and Dagger" temporadas 1 e 2

18.11.23 | José Anjos

Dupla etapa na odisseia Universo Marvel, apesar de ter demorado um pouco, já terminei a primeira temporada de "Cloak and Dagger" e vou começar a segunda temporada, de forma a respeitar a cronologia da Marvel!

cloak and dagger.jpg

Série lançada em 2018 e realizada entre a ABC Studios e a Marvel Studios, conta a história do aparecimento da dupla Cloack e Dagger, dois super-heróis da banda desenhada Marvel que confesso não conhecer bem! Toda a série é passada na cidade de New Orleans, e utiliza em parte a receita de sucesso usada pela Netflix com outras séries como "Daredevil", "Jessica Jones", "Iron Fist" ou "Luke Cage". Apostar na qualidade das personagens, da sua vida e dos seus problemas, e menos em super-poderes,super-vilões, ou efeitos especiais!

Apesar de comparativamente às referidas séries Netflix, na minha opinião, "Cloak and Dagger" não atinge o mesmo nível de qualidade, não porque as personagens não tinham "sumo" e enredo, que gostei, mas porque o elenco escolhido não foi o melhor, especialmente a dupla Olivia Holt/Aubrey Joseph. Não os conhecia de anteriores projectos, mas demonstraram pouca profundidade, pouca empatia, alguma leveza na representação, e nem a idade pretendida os ajudou, já que sempre pareceram um pouco mais velhos do que era suposto.

Pela positiva no elenco gostei da bonita Emma Kate Lahana (uma surpresa) e pouco mais. Analisando todo o elenco podemos verificar que não existiu investimento em nomes de grande relevo, nem com experiência no meio televisivo.

Quanto aos famosos "easter-eggs", e apesar de ainda não ter terminado a segunda temporada, já consegui ver alguns apontamentos, como por exemplo a "timeline" e o local da série, New Orleans, uma cidade sem super-heróis residentes, e a desenrolar-se antes de "Avengers:Infiniy War"; a menção à "Darkforce", uma misteriosa energia que já tinha causado alguns danos na série "Marvel Agents of Shield" e "Agent Carter"; mais uma vez a empresa maléfica Roxxon colocada como antagonista principal, mas ouvimos menções a outras empresas como a Rand ("Iron Fist"); um "easter-egg" muito escondido que só vi na internet, as inicias "RF" podem ser de Richard Fisk, filho de Wilson Fisk ("Daredevil"); a frase de Arthur C. Clarke "Magic it’s just science we don’t understand yet" referida na série pela personagem de Mina mas que já tinha sido usada na Marvel por Jane Foster ("Thor") e agente Simmons ("Marvel Agents of Shield"); a matricula do automóvel "STANMAN" pode ser uma clara referência a Stan Lee; mais Stan Lee num quadro pop numa exposição de arte; e finalmente a escolha de cor no guarda-roupa, "Cloak" sempre em tons mais escuros, e "Dagger" sempre com tons mais claras ou branco.

Resumindo, é uma série interessante, com arcos de narrativa e mensagens interessantes, como o problema latente do racismo naquela parte dos Estados Unidos, ou o drama da perda familiar, mas que infelizmente não atinge todo o seu potencial por arriscar demasiado num elenco inexperiente e algo desenxabido. 

Vou tentar terminar a segunda temporada o mais rapidamente possível, existem mais cinco temporadas da Netflix de outros super-heróis para terminar os seus arcos até aos filmes "Avengers" de 2018 e 2019, e é provável que ainda recue para "espreitar" a série "The Runaways", já que encontrei na internet pontos de ligação entes elas e a série "Cloak and Dagger". Até lá fiquem com mais um "trailer"! 

P:S. Terminei dia 17 a segunda temporada. Infelizmente não melhora relativamente à anterior, gostei da novidade Mayhem, algumas referências ao heroi "Luke Cage", e o vilão "D'Spayre". Já comecei a segunda temporada de "Luke Cage", espero que seja bem melhor que este "Cloak and Dagger"!